Alívio imediato para os músculos doloridos
Um ponto de gatilho é uma área contraída do músculo que pode ser sentida sob a pele e quando a pressão é aplicada, muitas vezes se irradia (ou “desencadeia”) a dor para outra parte do corpo.
Um bloqueio de ponto-gatilho contém medicamentos indicados para interromper o ciclo da dor e restaurar a função física, permitindo que o paciente participe mais efetivamente de um programa de reabilitação.
Na Clínica Theros nossa equipe médica é especializadas em diagnóstico e tratamento de pontos de gatilho. Nossas clínicas possuem salas totalmente equipadas e estéreis que permitem tratamento imediato.
O que é um ponto de gatilho?
O músculo normal se contrai e relaxa quando está ativo. Um ponto-gatilho se forma quando o músculo falha em relaxar, restringindo a amplitude de movimento. Se não for tratado, o tecido cicatricial, a fraqueza e a considerável perda de mobilidade podem se desenvolver com o tempo.
Além de ser doloroso em sua origem, um ponto de gatilho pode comprimir e irritar os nervos adjacentes e causar dor referida, estendendo-se para outra parte do corpo. Os pontos de gatilho se desenvolvem por diversos motivos. Eles podem ser causados por problemas como hérnia de disco, osteoartrite, tensão por movimento repetitivo ou uma lesão traumática.
Os pontos-gatilho são diagnosticados por um exame físico completo, no qual o médico palpa os músculos das áreas sensíveis sobre os nós e bandas tensas. Testes de imagem, como raios-x ou ressonância magnética não podem detectar um ponto de gatilho, mas podem ser úteis para revelar uma condição subjacente.
O que é um bloqueio de ponto de gatilho?
Bloqueios de pontos de gatilho tratam com sucesso muitos grupos musculares, especialmente aqueles nos braços, pernas, região lombar e pescoço. Além disso, eles são freqüentemente usados para fibromialgia e dores de cabeça de tensionais.
Através do bloqueio de ponto de gatilho há a deposição de medicamentos para reduzir a inflamação. A injeção relaxa o músculo, o que melhora o fluxo sanguíneo e promove a cura. Se você tem mais de um ponto de gatilho, você pode ter diferentes músculos infiltrados durante a mesma sessão de tratamento.
A injeção é bem tolerada porque um anestésico local é aplicado na pele para anestesiar qualquer dor. O uso do ultra-som é essencial para a localização exata do local a ser infiltrado.
Quanto tempo leva?
Um bloqueio de ponto de gatilho é realizado em nível ambulatorial e geralmente requer menos de 15 minutos.
Com que frequência esses procedimentos podem ser feitos?
Inicialmente, os bloqueios podem ser realizados a cada uma ou duas semanas por várias semanas, mas geralmente são limitados a uma sessão a cada dois meses, se forem realizados como tratamento de manutenção.
Quais são os resultados esperados?
Bloqueios do ponto de gatilho são muito seguros. Pode sentir alguma sensibilidade no local da injeção à medida que o anestésico local desaparece. Pode levar alguns dias até que a ação antiinflamatória do medicamento entre em vigor. O principal benefício do bloqueio do ponto de gatilho é afrouxar os grupos musculares, melhorando assim o seu progresso em um programa de reabilitação física.
Existe uma terapia mais duradoura?
Além de disparar injeções pontuais, outras opções minimamente invasivas podem ser recomendadas para oferecer alívio prolongado como acumpuntara, agulhamento a seco ou por eletroestimulação.
Diagnóstico preciso e poderoso alívio da dor
Os bloqueios epidurais são comumente usados para diagnosticar e tratar condições como hérnia de disco ou estenose espinhal, que podem causar dor nas costas, pernas, pescoço ou braço. Uma bloqueio peridural pode incluir um medicamento anestésico que ajuda a determinar a origem da dor e uma medicação corticosteróide para reduzir a inflamação.
A equipe médica da Clínica Theros, com treinamento especializado em controle da dor, podem diagnosticar com precisão, direcionar e aliviar a fonte da dor para ajudá-lo a retornar a um estilo de vida ativo.
O que é um bloqueio epidural?
pidural significa "ao redor da medula espinhal". Através de um bloqueio epidural, a medicação é colocada no espaço localizado entre a dura-máter (uma membrana que envolve as raízes nervosas) e a superfície interior do canal medular formado pelas vértebras. Depois que um anestésico local da pele é aplicado para anestesiar o local da injeção, uma agulha é avançada para o espaço epidural. Para garantir precisão e segurança, nossa eequipe realiza o procedimento sob orientação fluoroscópica (raio X), usando contraste para confirmar o local exato da agulha. A medicação anti-inflamatória corticosteróide é administrada no espaço epidural para reduzir o inchaço ao redor das raízes nervosas, aliviando a pressão e a dor.
Quanto tempo leva?
Bloqueios epidurais são realizados em nível ambulatorial. O procedimento normalmente requer de 30 a 40 minutos, incluindo o tempo de preparo. Depois, há um curto período de tempo de recuperação.
Quantas vezes este procedimento pode ser feito?
Até três bloqueios podem ser administrados dentro de um período de seis meses. Normalmente, os bloqueios são realizados com duas a três semanas de intervalo. Um conjunto de três bloqueios é a regra; no entanto, você pode obter alívio considerável após o primeira ou segunda bloqueios. Nesse caso, bloqueios adicionais podem não ser necessários.
Quais são os resultados esperados?
Os bloqueios epidurais são considerados um tratamento muito seguro e eficaz para proporcionar alívio da dor. Nas horas seguintes ao procedimento, você pode ter dor por um a dois dias. É recomendável que você tenha calma no dia do procedimento, mas retorne às suas atividades habituais no dia seguinte. O benefício desses bloqueios geralmente ocorre dois dias após o procedimento. Embora os bloqueios não alterem a condição subjacente, eles podem interromper o ciclo de dor e inflamação e permitir que o corpo compense essa condição álgica. Esses bloqueios são comumente associados a outros tratamentos, como fisioterapia, na tentativa de maximizar o benefício ou prolongar os efeitos. Desta forma, os bloqueios podem fornecer benefícios que superam os efeitos do próprio medicamento.
Redução significativa da dor de difícil identificação
A dor do nervo pode ser maçante ou em queimação e difícil de identificar. É uma dor que pode dominar sua vida, mas não deveria, porque o tratamento está disponível.
Os bloqueios simpáticos são usados para diagnosticar ou tratar a dor que envolve os nervos simpáticos, que se espalham da coluna vertebral para o corpo, ajudando a controlar suas funções involuntárias, como pressão sangüínea, regulação da temperatura, fluxo sangüíneo e muito mais.
As médicas da Clínica Theros compreendem a frustração de viver com a dor crônica causada pelos nervos simpáticos. Elas são especialistas em diagnosticar e tratar essa condição, elas vão vê-lo rapidamente; e oferecerão um plano para devolver sua qualidade de vida.
O que é sistema nervoso simpático?
O sistema nervoso simpático é parte do sistema nervoso autônomo, que é responsável pelo controle das funções corporais sobre as quais você não pensa ou que controla diretamente. Por exemplo, não percebemos quando os vasos sangüíneos fazem parte do sistema nervoso simpático, mudam de tamanho.
Os nervos simpáticos percorrem toda a coluna e se fundem em algumas áreas chamadas de gânglios. Se a dor estiver na parte superior do seu corpo, você precisará tratar o gânglio estrelado na área do pescoço. A dor na parte inferior do corpo significa que um gânglio próximo à parte baixa da coluna deve ser tratado com um bloqueio simpático lombar. Outras partes do corpo incluem o abdômen (os nervos esplâncnicos ou o plexo celíaco), a pélvis (plexo hipogástrico) e o períneo (gânglio impar).
A Síndrome Dolorosa Complexa Regional (SDRC) é uma doença relativamente comum associada ao sistema nervoso simpático. Seus sintomas incluem vermelhidão e inchaço, uma mudança súbita na cor e temperatura da pele e uma sensação de queimação.
O que são os bloqueios simpáticos?
Bloqueios simpáticos são um importante teste diagnóstico para determinar se os nervos simpáticos estão causando sua dor. Mas os bloqueios também são um tratamento, proporcionando alívio duradouro.
Um especialista em tratamento de dor, guiado por fluoroscopia (imagem de raios X) inicialmente injeta uma pequena quantidade de contraste para garantir que o medicamento flua conforme desejado para o tecido alvo dos nervos simpáticos. Uma vez confirmado, o médico injeta um anestésico local e um medicamento anti-inflamatório corticosteróide na área.
Quanto tempo leva?
Bloqueios simpáticos são realizadas em nível ambulatorial e normalmente requerem 30 minutos, seguidos por um breve tempo de recuperação.
Quantas vezes este procedimento pode ser feito?
Até três bloqueios podem ser realizados dentro de um período de seis meses. Normalmente, os bloqueios são realizados com duas a três semanas de intervalo. Um conjunto de três bloqueios é a regra; no entanto, você pode obter alívio considerável após o primeiro ou segundo bloqueios. Nesse caso, bloqueios adicionais podem não ser necessários.
Quais são os resultados esperados?
Imediatamente após o procedimento, você não deve dirigir por várias horas porque pode sentir dormência ou fraqueza temporária. É recomendável que você relaxe no dia do procedimento, mas retorne às suas atividades habituais no dia seguinte. Embora você possa ter alguma dor por um a dois dias, o benefício dessas bloqueios normalmente ocorre alguns dias após o procedimento.
Existe uma terapia mais duradoura?
Além dos bloqueios simpáticos, um procedimento de radiofrequência pode ser recomendado para oferecer alívio prolongado. A radiofrequência utiliza o calor criado por um gerador especial para dessensibilizar nervos específicos e interferir na sua capacidade de transmitir sinais de dor. Um procedimento de radiofrequência normalmente fornece alívio por 6 a 12 meses e por alguns até dois anos ou mais. Outra opção pode ser a estimulação da medula espinhal, que usa um pequeno dispositivo elétrico implantado para interromper os sinais de dor no cérebro. O dispositivo é geralmente permanente, embora possa ser facilmente removido
Alívio a Longo Prazo sem Cirurgia
A neurólise por radiofrequência é um procedimento que fornece alívio a longo prazo das dores nas costas e pescoço geradas por articulações facetárias que foram danificadas por artrite, outras alterações degenerativas ou por lesão.
A neurólise por radiofrequência utiliza calor para dessensibilizar nervos específicos e interferir na sua capacidade de transmitir sinais de dor.
Com a ajuda da tecnologia atual, a equipe médica da Clínica Theros são especialistas em realizar esse procedimento minimamente invasivo que pode ajudá-lo a recuperar sua vida.
Por que as articulações se tornam dolorosas?
As articulações facetárias são as pequenas articulações localizadas entre cada vértebra que fornecem estabilidade e flexibilidade à coluna.
Quando uma articulação facetaria torna-se inflamada (síndrome facetária), sinais de dor das articulações facetarias caminham ao longo dos ramos medianos para a medula espinhal e cérebro.
Antes de considerar a neurólise por radiofreqüência, seu médico pode recomendar ou um bloqueio facetário diagnóstico, que direciona o medicamento para a área da articulação, ou um bloqueio de ramo mediano, que coloca o medicamento perto dos nervos que alimentam uma determinada articulação. Ambos os procedimentos podem ser usados para determinar se a articulação facetária está de fato gerando a dor. Os bloqueios podem oferecer alívio significativo da dor para alguns pacientes que podem não necessitar de tratamento adicional.
O que é a neurólise por radiofreqüência?
Por ser eficaz no alívio de longo prazo, a neurólise por radiofreqüência é usada para prolongar o benefício sustentado pelo bloqueio facetário ou do ramo mediano. A neurólise por radiofrequência só é realizada quando as articulações facetárias são precisamente identificadas como fonte de dor.
A neurólise por radiofrequência interrompe o suprimento do nervo sensitivo à articulação facetária envolvida através do uso de denervação térmica. Depois de aplicar um anestésico local no dorso do paciente, o médico usa orientação de fluoroscopia (raio X) para colocar agulhas de radiofreqüência especiais ao lado dos nervos que alimentam a articulação facetária inflamada. Após o teste para garantir que a agulha esteja na posição correta, a energia térmica é aplicada e o nervo é amortecido.
Quanto tempo demora?
A neurólise por radiofrequência é realizada em nível hospitalar. O procedimento normalmente requer de 15 a 30 minutos, dependendo de quantas articulações requerem tratamento. É seguido por 30 a 45 minutos de tempo de recuperação.
Quantas vezes esse procedimento deve ser feito?
A neurólise ou desnervação por radiofrequência geralmente é eficaz após um tratamento. Nervos regeneram, mas geralmente leva de 6 a 12 meses para que isso ocorra. Se necessário, o procedimento pode ser repetido a cada 6 meses a 1 ano.
Quais são os resultados esperados?
A radiofrequência foi realizada com segurança por muitos anos com excelentes resultados. Você pode ter uma dor nas costas ou pescoço por um ou dois dias. É recomendável que você faça repouso no dia do procedimento, mas retorne às atividades habituais no dia seguinte. O benefício deste procedimento normalmente ocorre dentro de 2 semanas. A neurólise bem-sucedida geralmente fornece alívio por 6 a 12 meses e por até dois anos ou mais.
Redução relevante da dor nos braços e da cabeça/facial
Se você está sofrendo de dor crônica ou fraqueza em seus braços ou cabeça / rosto, você entende como as deficiências físicas podem tirar sua paz de espírito
Bloqueios do gânglio estrelado podem determinar se os nervos simpáticos no pescoço, são a causa de seus problemas - e tratar a área danificada para aliviar a dor.
Os pacientes que recebem tratamento no início dos sintomas tendem a responder melhor em relação àqueles que recebem mais tardiamente. A equipe médica da Clínica Theros compreendem seu interesse em resolver a dor o mais rápido possível e estão comprometidas em fornecer alívio oportuno e eficaz.
O que são bloqueios do gânglio estrelado?
Os nervos simpáticos são responsáveis por uma variedade de funções no corpo, tais como pressão arterial, regulação da temperatura, fluxo sanguíneo e muito mais. Às vezes, um nervo simpático pode ser desnecessariamente estimulado, causando a constrição dos vasos sanguíneos e resultando em má circulação para uma extremidade superior.
Quando ocorre um problema com os nervos simpáticos responsáveis pela inervação do pescoço (coluna cervical), você pode sentir dor e fraqueza em seus braços e cabeça / face.
Bloqueios do gânglio estrelado são bem sucedidos no tratamento de condições relativamente comuns como síndrome da dor complexa regional.
O bloqueio do gânglio estrelado é um importante teste diagnóstico para determinar se os nervos simpáticos no pescoço estão causando a sua dor. Mas as injeções também são um tratamento, proporcionando alívio duradouro.
Um especialista em tratamento de dor, guiado por fluoroscopia (imagem de raios X), injeta inicialmente uma pequena quantidade de contraste para garantir que a injeção flua conforme desejado para os nervos simpáticos alvos. Uma vez confirmado, o médico injeta um anestésico local e um medicamento corticosteróide na área, na maioria das vezes na sexta ou sétima vértebra cervical.
Quanto tempo leva?
O bloqueio do gânglio estrelado é realizado em nível ambulatorial e normalmente requer 30 minutos, seguidos por um breve tempo de recuperação.
Quantas vezes este procedimento deve ser feito?
Até três injeções podem ser realizadas dentro de um período de seis meses. Normalmente, as injeções são realizadas com duas a três semanas de intervalo. Um conjunto de três injeções é a regra; no entanto, você pode obter alívio considerável após a primeira ou segunda injeção. Nesse caso, injeções adicionais podem não ser necessárias.
Quais são os resultados esperados?
Bloqueios do gânglio estrelado aliviam com sucesso a dor gerada por nervos simpáticos. Imediatamente após o procedimento, você não deve dirigir por várias horas, porque você pode sentir dormência ou fraqueza temporária na extremidade superior. Alguns pacientes experimentam temporariamente reações como pálpebras caídas ou voz rouca. É recomendável que você relaxe no dia do procedimento, mas retorne às suas atividades habituais no dia seguinte. Embora inicialmente você possa ter alguma dor no local da injeção, o benefício dessas injeções normalmente ocorre alguns dias após o procedimento.
Identifique as fontes de dor e forneça alívio
Pode ser difícil identificar a fonte exata de dor proveniente das costas ou pescoço, mas um bloquei do ramo mediano pode ajudar a identificar e tratar uma fonte de dor primária.
Com esse bloqueio, o medicamento é direcionado para pequenos ramos nervosos que transmitem mensagens de dor para o cérebro.
A equipe médica da Clínica Theros têm o conhecimento necessário para saber se esse procedimento é ideal para você, com o objetivo de reduzir sua dor e melhorar sua qualidade de vida.
O que é um bloqueio de ramo mediano?
Um bloqueio de ramo mediano é semelhante ao bloqueio da articulação facetária, porque ambos são projetados para identificar e tratar a dor das articulações facetárias da coluna. Os bloqueios diferem nas áreas onde a medicação é depositada.
No bloqueio de ramo mediano, uma pequena agulha espinhal é colocada próxima aos nervos que suprem a articulação facetária e uma medicação anestésica é injetada por meio de orientação fluoroscópica (raio-x).
No bloqueio na articulação facetária, o medicamento é depositado diretamente na articulação facetária. Esse procedimento geralmente contém um medicamento antiinflamatório.
Articulações facetárias são as pequenas articulações localizadas entre as vértebras que proporcionam estabilidade e flexibilidade à coluna vertebral, limitando o quanto você pode extender, flexionar e rotacionar as costas e o pescoço. As articulações facetárias podem ficar inflamadas por diversas razões, incluindo lesão ou artrite, que causam a lesão das articulações facetárias, resultando em fricção direta dos ossos e na formação de esporões ósseos.
Bloqueios do ramo mediano interrompem os sinais de dor enviados pelos nervos para podermos identificar as facetas como possível causa da dor.
Quanto tempo leva?
Bloqueios do ramo mediao são realizados em nível ambulatorial. O procedimento normalmente requer 20 minutos, incluindo o tempo de preparo. Depois, há um curto período de tempo de recuperação.
Quais são os resultados esperados?
Bloqueios do ramo mediano foram realizados com segurança por muitos anos com excelentes resultados. A dor nas costas pode melhorar imediatamente após o bloqueio devido ao anestésico injetado, mas depois que desaparece, você pode sentir dor.
Existe uma terapia mais duradoura?
Se através do bloqueio do ramo mediano for determinado que a principal fonte de dor são as facetas articulares, então a neurotomia / ablação por radiofrequência pode ser recomendada para oferecer alívio prolongado que você não conseguiria de outra forma. A neurotomia por radiofrequência utiliza o calor para dessensibilizar nervos específicos e interferir na sua capacidade de transmitir sinais de dor. A neurotomia bem-sucedida normalmente proporciona alívio por 6 a 12 meses e por até dois anos ou mais.
Diagnosticando e Aliviando a Dor nas Costas das Articulações SI
A disfunção da articulação sacroilíaca (SI) é uma fonte comum de dor na parte inferior das costas, nádegas, virilha e pernas. Esses sintomas generalizados, no entanto, podem ser facilmente confundidos com outras causas de dor nas costas.
O bloqueio da articulação SI permite que os médicos confirmem a origem da inflamação ou dano à essa articulação como fonte de seus sintomas. Essa precisa ferramenta de diagnóstico também é um procedimento terapêutico, oferecendo alívio signifcativo da dor.
A equipe médica da Clínica Theros são especialistas no uso desta ferramenta para melhorar efetivamente seus sintomas e o auxiliar a retomar um estilo de vida saudável.
Como o bloqueio da articulação SI irá me ajudar?
As articulações SI conectamos ossos pélvicos à coluna espinhal. Eles são pequenos e não se movem muito, mas absorvem todas as forças da parte superior do corpo antes de equilibrar e transferir o peso para os quadris e pernas.
Quando uma ou ambas as articulações se tornam inflamadas ou feridas, elas podem causar dor e desconforto crônico. A causa mais comum de disfunção dessa articulação é a artrite degenerativa, que ocorre quando a cartilagem que reveste a superfície articular encolhe e se desgasta, causando tensão na inflamação do osso (esporão ósseo) e aumento da articulação.
Os bloqueios da articulação SI podem identificar com precisão e aliviar essa dor. Guiado por fluoroscopia (radiografia), um especialista em tratamento de dor injeta um anestésico local na articulação SI afetada. Se o anestésico aliviar sua dor, isso confirma o diagnóstico. Um medicamento corticosteróide também é injetado. Este medicamento forte e de ação prolongada reduz a inflamação e proporciona alívio da dor por um longo período de tempo.
Quanto tempo leva?
Bloqueio da articulação SI são realizados com segurança em nível ambulatorial. O procedimento normalmente requer 20 minutos, incluindo o tempo de preparo do paciente, e é seguido por um curto período de tempo de recuperação.
Quantas vezes este procedimento deve ser feito?
Até três bloqueios podem ser administrados dentro de um período de seis meses, geralmente realizadas com intervalo de duas a três semanas. Você pode, no entanto, ganhar considerável alívio completo após o primeira ou segundo bloqueios.
Quais são os resultados esperados?
Seguro e eficaz, esses bloqueios reduzem com sucesso a dor dos pacientes. Nas horas seguintes ao procedimento, você pode ter dor por um ou dois dias. É recomendável que você relaxe no dia do procedimento, mas retorne às suas atividades habituais no dia seguinte. O benefício do medicamento corticosteróide normalmente ocorre de dois a quatro dias após o procedimento.
Existe uma terapia mais duradoura?
Embora não sejam uma cura, os bloqueios da articulação SI são muito eficazes na redução da inflamação da articulação e proporcionam alívio considerável da dor por um longo período de tempo. Para benefícios ainda mais duradouros, podem ser recomendados procedimentos avançados e regenerativos, como proloterapia e terapia com plasma rico em plaquetas (PRP). Essas técnicas inovadoras promovem a cura e o potencial de melhora permanente.